Home Me envie um e-mail! Feed
Blog do yogodoshi

Quero ser um grande programador. Estudo sozinho ou faço faculdade?

Essa é uma dúvida pessoal, aprendi a programar sozinho (o pouco que sei), estou cursando design gráfico digital e descobri que meu foco é o front-end mas quero ter uma base boa de programação para poder por em prática projetos pessoais e freelas.

Eu sei, sou complicado, mas o que importa é: quero ser um bom programador, com uma ótima base e fiquei em dúvida se é melhor estudar sozinho ou cursar uma graduação de TI.

Afinal, hoje em dia temos ótimos livros, e-books, tutoriais e vídeo-aulas à uma googlada de distância, além disso o ensino de TI nas graduações nem sempre é bom e muitas vezes não se encontra uma graduação com o foco que deseja, por exemplo: foco em front-end ou em desenvolvimento web.

Pensei então em pedir a opinião para quem tem mais experiência no assunto; felizmente a maioria respondeu, seguem elas:

Berg Brandt, desenvolvedor front-end e designer no Yahoo!.

Primeiramente, devemos ter em mente que esse assunto pode ser analisado sobre diversas perspectivas. Do ponto de vista do indivíduo, devemos considerar que as pessoas são diferentes e, portanto, percorrem caminhos diferentes para alcançar um determinado conhecimento. Ou seja, um profissional pode nunca ter feito nenhum curso na área e ser muito bom enquanto outros precisam de um ensino mais formal.

No entanto, sob a perspectiva de mercado, a existência de um curso na área e o fato dos profissionais o terem cursado estabelece garantias de que aqueles profissionais possuem um determinado leque de conhecimentos. Na área de Web, ainda são poucos os cursos especializados, se falarmos de Front-End, então, só conheço 1, de pós-graduação. Acredito que o melhor caminho para os profissionais seria abraçar cada vez mais os cursos formais de modo a sinalizar para o mercado mais maturidade e profissionalização.

Manoel Lemos, CTO na Abril Digital,  CTO e fundador da WebCo Internet.

Vamos lá… uma coisa não exclui a outra e nem é pré-requisito para a outra. Conheço vários programadores que são realmente geniais e não tiveram formação formal em computação. Por outro lado conheço outros que tiveram.

Porém, uma boa formação é sempre um caminho interessante, pois sozinho você acabará sendo um cara mais prático, mas sem um background importante de conhecimentos básicos (matemática, lógica, algoritmos, compiladores, gramáticas, etc). Claro, você também pode estudar tudo isto, mas é mais difícil.

O ponto é, o que é uma boa formação? Eu não acho que estes cursos profissionalizantes de IT, ou mesmo graduação em IT sejam realmente bons. Vale a pena investir em uma carreira mais core em uma universidade top como Unicamp e USP. Pode acredita, faz diferença!!!

Edney Sousa (Interney), Diretor de Operações at Polvora! Comunicação.

Não acredito na necessidade de curso superior para se tornar um bom programador, na época que comecei a faculdade (1994) eu já programava (desde 1990), no meu caso a faculdade serviu para aprender sobre administração (fiz processamento de dados no Mackenzie onde tive economia, contabilidade, estatística, direito, economia, etc) e esses conceitos administrativos auxiliaram na produção de softwares mais eficientes.

A base no entanto (lógica) é muito mais fácil aprender resolvendo revistas Coquetel do nível difícil do que em cursos de computação.

Quanto ao léxico/semântico (código) é mais fácil aprender baixando códigos simples e estudando-os. Nessa hora é imprescindível ter um manual da linguagem e conhecer detalhadamente o que cada função / comando faz. Felizmente hoje a maioria das linguagens tem manuais online bem explicativos com diversos casos de uso.

Outra opção é desenhar fluxogramas simples e começar a codificá-los, aliás se não souber desenhar fluxogramas é melhor desistir de programar. A questão não é saber quais são os desenhos adequados, mas sim quebrar um processo em pequenas atividades, organizá-las numa linha de tempo e estabelecer os fluxos de decisão de forma adequada.

Em resumo até acredito em cursos de programação, mas boto mas fé no autodidata, nem todo mundo é autodidata, mas vale lembrar que nem todo será programador também :)

Marco Gomes, CTO e fundador da Boo-box, fez um post há alguns poucos meses atrás falando mais ou menos sobre esse assunto; sugiro ler o artigo inteiro “Campanha: Programar é grátis!” mas vou colar aqui embaixo o trecho que considero mais importante para mostrar sua opinião:

  1. Consiga um computador conectado na Internet, serve o que está usando pra ler este texto, ou qualquer outro, com qualquer sistema operacional, pode ser até um netbook como o EEE PC.
  2. Crie uma conta no Google App Engine e baixe o SDK.
  3. Prepare-se pra usar intensamente um serviço de buscas e uma documentação de Python.
  4. Use bibliotecas e códigos de terceiros no início, comece com humildade e vá se aprofundando com o tempo.
  5. Invista algumas madrugadas desenvolvendo aplicativos que funcionem de verdade, nem precisam ser inéditos, comece com sistemas de blog, chat, agregadores de feed…

Garanto que seguindo os passos acima você vai poder aprender muito mais sobre programação pra Internet do que qualquer graduação em Sistemas de Informação vai conseguir te ensinar.

Ricardo, é alguém que deixou um comentário interessante no post do Marco Gomes com uma bela opinião sobre o assunto; segue a opinião dele:

Concordo bem parcialmente. Seu texto (post do Marco Gomes) deixa claro um dos principais problemas que encarecem o desenvolvimento de software de qualidade e a excessiva quantidade de bugs em versões finais de projetos, um problema que se arrasta desde Brooks. Não é programando que se aprende a programar. Isto te dará a prática necessária para a teoria que DEVE sim ser obtida em um BOM curso ou livro(s).

Blogs, e sites de notícia e código não irão nunca substituir décadas de pesquisas na área e que visam justamente evitar a formação de programadores “da madrugada selvagem” que desenvolvem vícios próprios e constroem códigos muitas vezes confusos, sem comentários, e ineficientes.

Num processo de contração de estágio, opto muito mais por alguém sem nenhuma experiência mas com muita boa fundamentação teórica, principalmente de lógica, do que conhecimentos básicos de MySQL e PHP obtidos num projeto feito para o tio, sem nenhuma supervisão de um profissional mais experiente no processo de programação capaz de ensiná-lo.

Claro que seu texto revela um aspecto também muito importante: pró-atividade. Sem ela concordo que o programador será bunda-mole.

Elton Minneto, é Professor universitário,  Gerente de Desenvolvimento da Drimio e autor dos livros “Grid Computing in Research and Education” e “Frameworks para Desenvolvimento em PHP”.

Bom, eu sou meio suspeito para responder isso pq sou professor universitário :-)

Mas mesmo se não fosse professor a minha opinião seria a mesma: é importante sim. A faculdade é uma fase onde você aprende muitos conceitos, que mesmo não parecendo a primeira vista, vão ser muito importantes na carreira.

Na minha opinião a maior contribuição da universidade é “ensinar a aprender”. O aluno vivenciando o ambiente acadêmico aprende como realizar pesquisas, como compartilhar o conhecimento entre seus colegas, aprende o “método científico”. Isso é muito bom e divertido.

Claro que tudo isso depende de bons professores (como os que eu tive)  e interesse dos alunos, mas a universidade é realmente uma das melhores fases da vida e carreira de uma pessoa.

Fabio Akita foi outra pessoa que pedi para opinar sobre o assunto mas ele resolveu escrever um post gigante como resposta, infelizmente é impossível colar o post inteiro aqui mas você pode ver a resposta dele em seu próprio blog, o post é o: Off-Topic: Devo fazer faculdade.

Paulino Michelazzo também falou sobre um assunto semelhante no mesmo dia em que Fabio Akita deu a sua resposta, segue o link para o seu post: Steve Jobs é burro.

Como uma feliz coincidência, o pessoal do Net Tuts+ fez um post justamente falando sobre isso: Should You Attend University for Web Development?. O post está em inglês mas recomendo a leitura à todos os interessados neste tema, principalmente para ver como as coisas andam lá fora também.

Acredito que tendo várias opiniões de ótimos profissionais da área, você consegue entender melhor as vantagens, desvantagens e consequências da decisão que você vai tomar.

Aproveite e deixe também a sua opinião sobre o assunto ou qual a sua nova opinião depois de ter lido todo o artigo.

*update
Guilherme Chapiewski também escreveu um post sobre o assunto: O que eu acho sobre faculdades de informática.

feed Gostou do Blog?  Assine o RSS Feed ou receba em seu e-mail

Posts Relacionados:
Vaga estágio Programador de Interface Jr. para SP
O programador vai à mercearia
O Primeiro post
O melhor da semana – Ed. 12
Vaga: Web Designer/ Programador no RJ

Chris Benseler diz,

May 12, 2009 @ 3:30 pm

Estar num curso de graduação tem a vantagem que você acabará conhecendo, forçadamente, as boas práticas de programação (admitindo que o curso é bom). Ou seja, a pessoa será forçada a ter uma base teórica muito boa, e não sairá correndo atrás da prática sem se importar com a teoria – e é claro que se a pessoa tem real interesse ela vai se interessar pela teoria propriamente dita, mas ela nunca será pré-requisito.

Resumidamente, gosto de pensar que o curso de graduação ajuda, sim, e se possível deve ser um caminho a ser seguido em algum momento da vida profissional.
Lembrando, apenas, que ele não é determintante para o sucesso.

[]s!

gerson diz,

May 12, 2009 @ 5:04 pm

Voc6e pode aprender tudo sózinho, mas você precisa de um certificado em uma faculdade de renome. Canudo é o que interessa no momento para os HeadHunters. O resto é com você e você se garante se estudar bastante.

Cosme Faé diz,

May 12, 2009 @ 5:32 pm

Um programador com um embasamento teórico é capaz de planejar e documentar um projeto.
Tudo envolve um bom planejamento, uma boa estrutura analítica do projeto (WBS) , isso é um grande diferencial no sucesso de um projeto, indiscutível.
Por essas e outras que, além de estar antenado com o mercado, as novas tendências e tecnologias, o programador com uma faculdade cascuda nas costas terá àquele diferencial de conhecimentos técnicos para torná-lo um profissional de sucesso.

Igor diz,

May 13, 2009 @ 2:59 am

Fala cayo,

Brother, a sua situação é a mesma que a minha porém no meu caso eu venho de uma faculdade de Ti concluida e estou agora lá cursando graduação design no infnet na mesmo turma que tu. Cara, na minha opinião e experiência que pude absorver da facul de Ti é que não adianta o quão boa seja a facul de Ti pois o conhecimento e dissernimento final no assunto sempre vai partir da sua motivação e esforço pessoal. Numa boa facul de Ti, por exemplo, os professores irão lhe dar bons atalhos e macetes pra você chegar mais rápido ao bom e certo conhecimento sobre o assunto. Mas como voce disse no post o bom uso do google hoje em dia tb poderá levá-lo ao mesmo caminho até pq muitos prof hj trazem conteúdo nao so dos livros universitários como muito mais até da web. Uma outra diferença é com relação a ter diploma ou não. Se vc precisa muito mesmo de um diploma em Ti pra continuar trabalhando ou almejar um emprego melhor, faça a facul de Ti.
Eu tb prentendo trabalhar com front-end na web e por esse motivo entrei na gradu design no infnet. Eu queria ter um diploma tb e esse foi um dos motivos assim como os macetes, dicas valiosas, networking etc. Pois é, me apaixonei tanto que agora tudo que envolve design gráfico e afins tb esta em meu coração e pretensões. :-D

Puxa escrevi pra baralho! :p

Bom mas é isso ai facul sempre é uma experiencia inesquecível ou esquecível em alguns casos. rsrs Mas é sempre bom fazer uma boa facul pra formação profissional…

Abraços brother!

Desculpe o texto logo e chato! huahauahu

Educação para Programação e TI diz,

May 13, 2009 @ 3:42 pm

Concordo com a visão do Ricardo. Vocẽ até pode aprender muito de programação pela prática e por pesquisas pessoais. Mas somente uma formação superior sólida irá formar profissionais capazes de desenvolve aplicativos robustos.

Diogo Souza diz,

May 14, 2009 @ 9:39 am

Fala Cayo, vou meu pitaco já que passo por situação parecida: Na dúvida, faça faculdade.

Quando eu decidi pela faculdade já estava com alguns trabalhos na área, e realmente o ritmo de aprendizado fora da facul é muito rápido e faz questionar a necessidade do curso. Antes de optar pela faculdade fiz um treinamento, de 6 meses, para ver como é.

As vezes ainda tenho dúvidas, mas hoje penso que enquanto pode ter algumas matérias que vão parecer bem inúteis (principalmente as “práticas”, na minha opnião), as conceituais valem a pena, pois é o que vc menos encontra fora da facul. E o mais legal é saber aproveitar o ambiente, a experiência dos professores e até dos outros alunos.

Ainda assim tem dias de manhã na sala que penso “Hoje eu podia estar em casa aprendendo xyz”, principalmente nas aulas de Programação OO…

Abraço!

The Best diz,

May 15, 2009 @ 5:08 am

Grande amigo Cayo,

É por muitas vezes complicado responder uma pergunta que incomoda vários profissionais que já passaram por essa fase de escolha e, logicamente fizeram a sua opção. Alias, essa opção depende de alguns fatores importantíssimos e pessoais, como organização, dedicação, tempo disponível, infra-estrutura familiar e tecnologica, etc.

Eu acredito que a cadeia formal, fazer uma faculdade, ainda seja a mais garantida para quem deseja aprender de uma forma geral como gerenciar, prover e administrar um projeto corretamente e da melhor forma possivel. Em contra partida, como disse anteriormente, é de uma forma geral.

A faculdade não te especializa em nada, mas lhe dá uma base mais solida para poder se especializar de acordo com a sua opção de linguagem. Todos os grandes administradores e executivos bem sucedidos tem ao menos uma faculdade para se basear.

O idela ainda é um mix de uma formação tradicional com a formação informal.

Everton Melo diz,

May 15, 2009 @ 9:43 am

Na minha opinião, e baseada em nossa realidade: devemos fazer faculdade e estudar sozinho. Vou explicar:

A Faculdade nos dá o certificado, coisas e tal, o que é cobrado no mercado de trabalho. Mas tem gente que acha que a faculdade deve nos ensinar do princípio, meio e fim. Aí já está enganado.
A programação é uma área ampla e devemos estar sempre bem informados, coisa que a faculdade não nos dará suporte.

Resposta breve para esta pergunta:
Devemos ter um “plus”‘ hoje em dia; fazer faculdade e estudar sozinho. Isso é se quiser ser um bom programador e bem conceituado.

Faço faculdade de Design Digital, mas curto muito “programação”

Guilherme Chapiewski diz,

May 18, 2009 @ 11:30 am

Legal o post :)

Um pouco atrasado mas seguem meus 2 centavos: http://gc.blog.br/2009/05/18/o-que-eu-acho-sobre-faculdades-de-informatica/.

[ ]s, gc

gardenal diz,

May 20, 2009 @ 6:21 pm

Olá, interessante a discussão. Acho q auto didata é a melhor coisa, independente da faculdade. Quem é auto didata se vira bem e aprende bastante numa faculdade, que dará as bases e conceitos, pois na universidade nem sempre o foco é aprender a programar ou ir além do básico de programação (isso ele aprende na prática e no mercado). Mas faz falta uma boa base, para evitar muitos pitfalls que se vê em Engenharia de Software, ou em projetos de Banco de dados. Vc desacreditaria no que se encontra por aí. Ter diplomas ajuda a negociar o $$ com a empresa também, não esqueça. É um cartão de visita, pois acaba sendo mais barato para empresa do que fazer testes práticos com todos os interessados.

Karls diz,

May 22, 2009 @ 5:30 pm

Bom, vou dar minha opinião nesse assunto também. Fiz faculdade de computação e trabalho com sistemas web, e posso lhe garantir que no meu caso, a formação de programador fez muito a diferença. Muitas pessoas acessam varios sistemas via internet e nem tem a noção do trabalho feito por tras do layout que ele encontra. A visão do programador dá muita visão para quem começa em front-end, dá pra dimensionar o que o cliente quer, de que maneira ele quer, e baseado no tamanho do codigo desenvolvido, como dar usabilidade para o sistema que você está desenvolvendo. Baseado nisso, vem a diferença de um site cheio de botões e outro com layout mais limpo e agradavel. Programador não tem que se preocupar com layout, e sim o designer, mas quando tem os dois na mesma pessoa, tem como o designer adequar seu codigo ao layout. Saber como desenvolver o projeto, analise, prototipação e outras fase são importantes, e formação academica ajuda bastante. Sozinho se aprende sim, mas formação academia eu julgo necessario.

André Chapetta diz,

June 7, 2009 @ 7:53 pm

Caio, na verdade eu nem vou dar uma opinião sobre este assunto, pois não sou designer – ainda assim, essa é uma dúvida muito comum e PERTINENTE na minha área de ocupação profissional: a publicidade.

Então queria aproveitar a visita pra fazer outra pergunta:

Assumir a hipótese de não optar pela graduação implicitamente não denota a incapacidade dessas instituições em formar um jovem profissional apto para atuar no mercado de trabalho?

O que vc acha – na sua perspectiva de profissional e estudante ao mesmo tempo?

Belo post! Abraços!

Tiago Celestino diz,

June 8, 2009 @ 10:53 am

O pior é quando você sofre pela falta de cursos de graduação em TI. Acho que seja válido, mas a graduação é apenas mais um item do profissional que precisa ter qualificação “superior” para poder ter uma carreria de sucesso no que gosta.

yogodoshi diz,

June 8, 2009 @ 7:40 pm

Concordo que só de existir essa hipótese de optar pela não graduação já denota essa incapacidade das mesmas sim; não só concordo com essa hipótese como acredito na veracidade dela! Foi para tentar provar que estou errado que fui pedir a opinião dOs caras ^^

Raphael Cardoso diz,

February 3, 2010 @ 11:08 am

Bom, já trabalho com programação desde 1999, ou seja mais de 10 anos.
O bom de se aprender sozinho é que quando aparece um problema você acaba pesquisando a resposta e fixando mais. Outro detalhe é quando não se tem condição de pagar um curso, o que foi no meu caso que após concluir o curso de técnico em informatica no SENAC comecei a estudar sozinho e aprimorar mais o meu conhecimento. Somente após todo esse tempo que estou iniciando o curso de Analise e desenvolvimento de sistemas, porem esse é um EAD, mais não perde seu valor.
Quer ser um bom programador, faça um curso isso é muito bom, mais procure estudar sozinho sempre. Resolve os seus problemas sozinho. Use o curso somente como um complemente. É isso que eu faço.

Se quiser aprender algo diferente, visite meu Blog.

Abraço e sucesso

Joelma diz,

March 14, 2010 @ 11:46 am

Gostei muito de seu jeito empenho de aprender sozinho, mas claro que isso não é para qualquer um, precisa de um dom e desenvolver esse dom.
Mas o curso é de extrema importancia para as exigencias do mercado de trabalho.
Sou aluna EAD e estou me dedicando muito para aprender sem um professor todos os dias ali na minha frente tirando minhas dúvids.
Abraços.

Joelma diz,

March 14, 2010 @ 11:50 am

Gostei muito de seu jeito empenho de aprender sozinho, mas claro que isso não é para qualquer um, precisa de um dom e desenvolver esse dom.
Mas o curso é de extrema importancia para as exigencias do mercado de trabalho.
Sou aluna EAD e estou me dedicando muito para aprender sem um professor todos os dias ali na minha frente tirando minhas dúvids.
Abraços.
Possuo um pequeno blog se alguem quizer me visitar: http//joe-dajotelles.blogspot.com

Vítor Mussa diz,

April 4, 2010 @ 10:32 pm

olá, Yogodoshi.

li o post todo, mas continua uma dúvida. Eu realmente quero fazer uma faculdade de TI. Mas qual seria a melhor para alguém que quer ser programador? Digo, qual CURSO seria melhor? Ciência da Computação? Sistemas de Informação?

Obrigado, Abraços!

yogodoshi diz,

April 5, 2010 @ 12:45 pm

Olá Vítor,
creio que no seu caso você primeiro deve procurar ler quais as matérias que você cursará em cada curso desses e ver qual você prefere. Tem alguns cursos que focam mais em engenharia de sistemas, outros mais no desenvolvimento web, etc.

Abraços!

Vítor Mussa diz,

April 8, 2010 @ 7:35 pm

Entendi. Pelo que eu vi os cursos de Ciência da Computação combinam mais comigo.
Valeu pela ajuda, abraços!

Wesley diz,

November 25, 2011 @ 6:14 pm

Olá gente quero ser programador acabei de fazer 18 acabei de passa pro ensino medio estou atrasado mas nunca reprovei coisa de menino n queria nada mas ainda bem que mudei a tempo =D foi mais dessistencia quero ser programador quero desevolve programas ja vi algum video na net de algumas linguagem mas n estudei a fundo sobre elas quero sabe quais devo estuda quero conhecer uma pessoa tipo uma pessoa aew que queria me ajuda que teja tempo pra pode me ajuda =P Meu msn e wesleysv@live.com e mais uma coisa quais curso devo fazer esses curso pago e quais curso tecnico quem puder me ajuda ficaria grato =P

Assinar feed RSS de comentários neste post · TrackBack URI

Deixe seu comentário

Fechar
Envie por e-mail